sexta-feira, 23 de abril de 2010

Quase no fim

E parece que começou ontem!! Realmente, só me restam 6 dias de aulas (e terminar um tpc, mais um take home exam, um exame oral e sabe-se lá mais o quê). Para já não estou aliviado de trabalho, muito pelo contrário, mas quer dizer... é sexta-feira e realmente trabalhar neste momento não é comigo. Hoje até estou predisposto a deitar-me antes da meia-noite, que amanhã vou passar a manhã a limpar um parque em Brooklyn. É para aprender a não andar de bicicleta nos passeios e em contramão!! Por falar em bicicleta, hoje ao fim da tarde/início de noite decidi sair da universidade em direcção ao Hudson e seguir sempre pelo rio, passando por Downtown, até chegar à minha casa (lado Este de Manhattan). Deu para ver o WTC um pouco mais avançado na construção. Parece-me que é uma experiência para repetir.

Não há espaço para descrever todas as experiências magníficas que tenho vivido por cá e as amizades que começam a surgir. Realço o fim-de-semana passado com 3 festas que valeram realmente a pena. Uma delas foi num lugar espectacular desta cidade (à noite, uma paisagem de cortar a respiração) com um monte de novos amigos. Estará por lá a minha casa de sonho?? No fim não me lembro bem como regressei a casa (dias intensos geram cansaço hehehe), mas isso é outra história.

Ainda relativamente ao passado fim-de-semana, refiro o dia 17 de Abril e a um artigo curioso que li num blog que consulto com regularidade. Como de esperar, os acontecimentos históricos podem ser vistos segundo muitas perspectivas e esta é uma inédita para mim, algo afastada da "oficial" por parte da AAC. Deu para mim uma imagem muito diferente não dos acontecimentos relevantes, mas dos estudantes daquele tempo. Quando li pela primeira vez, a primeira coisa que procurei no meio das palavras era "Departamento de Matemática"; para minha desilusão, não encontrei uma única referência a este lindo edifício (a não ser simplesmente como "um novo edifício"). É de estranhar, pois não há grande razão para o pessoal de letras (no qual a autora se inclui) detestarem este departamento ao ponto de não o mencionarem pelo nome num relato sobre o 17 de Abril. Sobre as festas nos jardins da associação em Junho (tempo de exames), talvez agora não se afastem muito do relatado, se bem que mesmo assim os alunos vão aos exames, ao contrário dessa época. Agora que consigo ver as coisas noutra perspectiva (ambiente diferente, valores diferentes), considero que é problemático quando os jardins da associação estão quase cheios (e até altas horas) numa terça ou quarta à noite, considerando que muitas dessas pessoas estarão lá novamente na quinta. Com isto também faço mea culpa, mas a verdade é que tais pessoas poderiam estar de certeza a ocupar esse tempo de forma mais útil, ou então é sinal que a universidade subaproveita os estudantes que tem. Sou claramente a favor de 1 ou 2 saídas por semana (fim-de-semana incluído) e de queimas (porque merecemos!!!). Sou contra quando o quotidiano e o ambiente em redor dos estudantes os põem em noitadas enquanto sentirem que têm tempo para estudar/trabalhar o mínimo exigível. O problema é que muitas vezes os estudantes calculam mal esse mínimo (e depois vem o pensamento: afinal fiz mal em ter saído naquela noite, pensava que não ia demorar tanto a estudar isto... frequentemente aliado a um espírito a meu ver desprezível de lamentação por o exame ter sido difícil e o prof querer tramar os alunos - A demanda por parte dos alunos de níveis de exigência baixos é o pior que pode existir numa universidade!! - infelizmente há muitos que pensam e continuarão a pensar assim). Muitas mais coisas podem ser ditas, mas isto é um blog para ser lido e não uma dissertação para ficar numa qualquer gaveta. Recomendo a leitura do artigo mencionado (que, ao contrário deste blog, não faz comentários depreciativos sobre as noitadas em excesso)

Antes que chegue a meia-noite, gostava de acrestentar que no domingo conto visitar 1 ou 2 museus (Cloisters e talvez Metropolitan Museum of Art). Espero que valha a pena a minha primeira ida a um museu cá na cidade (sem contar com Estátua da Liberdade e Ellis Island). Se me puderem indicar (sim, tu que estás a ler!) coisas interessantes que deveria procurar ver nesses museus, seriam uns bacanos.

Mais uma história que gostaria de contar (e talvez fotos para colocar), mas vou tentar cumprir a meia-noite, okay?

2 comentários:

mami disse...

é men, que é isso de "quase no fim"?
Férias????
goza!

Mª Céu disse...

Pois sim, já tá quase, né? resta saber como vais chegar ao fim, se de bicla, se a pé, se com pá e vassoura na mão...
Ai estes meninos que não se vão pelas cantigas da cota da mãe... poupava-te umas horitas de sono, é o que era, aprende que eu não duro sempre!
Beijo